domingo, 8 de maio de 2011

Voltando ao Amigo Quininho .

No meu almoço, entre outras, foi servido vagem cozida. Era um prato de peixe bem temperado, cozido no trinque, e acompanhado por legumes cozidos ,e duas batatas cozidas e douradas ... uma delícia ! Pudera , quem cozinha para nos dois é a minha querida e super amada esposa ...que entre uma multidão de dons tem esse em alto grau ! Pois bem , entre os legumes cozidos havia vagens ,e alguns grãos de sementes das ditas cujas  ( petit pois ) ... e dai ... lembrei me do Amigo . Certa vez quando estava  no Sítio lá no Vale vi o Quininho cortar muitas varas do  banbuzal e finca las numa encosta como pirâmides bem alinhadas  (em forma de V e em carreiras ) . Fiquei curioso e fui lá pergntar o que era aquilo . Ele me disse no seu linguajar bem caboclo  : são ervilhas , meu legume predileto . Ele havia comprado ou ganhado um saco de petit pois de alta qualidade e os plantou... não comeu , plantou ! Claro recebi minha parte como dono do terreno , e grande Amigo . Estavam deliciosas . Dai por diante , aquela encosta era sempre na época certinha plantada com ervilhas . QUANDO COLHIA ELE SEPARAVA AS MELHORES VAGENS , SECAVA AO SOL, E DEPOIS ESCOLHIA AS MELHORES SEMENTES PARA O PRÓXIMO PLANTIO . Assim a ervilha ficava cada vez melhor ! Na entre safra das ervilhas ele plantava mandioca da boa num pedaço da encosta acima do ervilhal . Certa vez , uma cozinheira que trabalhava em nossa casa no RJ perguntou admirada ... que mandioca é essa , boa pra danada . Me arranja uma raiz pra eu plantar na minha terrinha ! Onde o Quininho arranjou a mandioca não sei , mas que é da boa isso sei bem . A mandioca ainda está por lá mas a ervilha se foi . Perguntei ao DINEI , FILHO DELE ,QUE AGORA É NOSSO CASEIRO , E ELE ACHA QUE O Pai  COMEU AS ERVILHAS ... SEI NÃO CERTA VEZ UM CAMINHONEIRO QUE FOI LÁ LEVAR ENCOMENDA PEDIU AS SEMENTES ... DEVIA HAVER UM MONTÃO DE CANDIDATOS ... acho que ele vendeu ... o Quininho era sabido pra danado , e a encosta passou a ser plantada com mandioca , e laranjeiras , assim ...  Vou tentar prosseguir com o Dinei platando novas sementes na várzea  ... Vamos ver se vai dar certo ... as enxorradas ...sei não . Vamos tentar , é levando na cabeça que se aprende , o Amigo já se foi , não adianta lamentar  ! Que Deus o tenha , APESAR DAS DÚVIDAS DOS IRMÃOS EVANGÉLICOS ...

Nenhum comentário: