quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reminiscências de meus tempos de garoto no Sítio .

Tinha dois periódos de férias anuais , um mes em Junho e mais de tres em Desembro até o reinício das aulas . Passava - os quasi inteiros no Sítio . Então procurava o que fazer . O Quininho era meu grande recurso . Se queria pescar no riacho , ele me fazia o caniço de pesca bastava que comprasse os anzois na cidade , e pronto : peixes , se cuidem ! Eu tinha tempo e paciência , assim os bagres levavam a pior , e também , porque não , as minhocas . Queria caçar tatu , ele arrumava tochas de bambu e torcida de pano com querosene jacaré , e lá íamos nos estrada afora pega -los na toca . Jamais conseguimos pegar um , mas valia só pela aventura !   As tochas serviam para outros passeios noturnos , era uma festa ! Um dia ficamos sabendo que o lendário Quininho tocava ...    acordeom ... deixamos com   ele um  Hornner de 120 baixos , foi uma festa ! Toda noite tinhamos música sertaneja ao vivo ! Muitos anos depois o correto Amigo nos devolveu o acordeon pois já não podia mais tocar ... Foi uma época em que o Vale era um lugarejo remoto nas montanhas , o céu era negro á noite , e muito estrelado ! Muitas vezes o recital sertanejo era ao ar livre sob o céu de estrelas ,  e banhado pelo intenso luar do Sertão , que saudade !
Gostávamos todos de churrasco ... ele armava um improviso de tijolos comuns , pedaços de vergalhão , algum carvão, e nos entrávamos com a carne, e a farofa de ovo caipira com linguiça da boa . Pronto a festa estava garantida ! Outro entretenimento singelo era conversar com ele durante o dia enquanto cavava . Eu perguntava que raiz era essa ou aquela , ele respondia ser desta ou daquela árvore.  Nunca deixava de responder ... eu acreditava na sua sabedoria ...não tinha outro geito , depois devia ser mesmo verdade ! Um dia me segredou o teor das conversas no Bié onde religiosamente ia tomar seus golinhos de cana . Apontou para o que parecia ser restos de um inseto e perguntou -me o que seria ...disse que ninguem no Bié sabia explicar que bicho era esse que morava tão profundo na terra . Mais tarde fiquei sabendo que eram larvas de cigarra , pois elas vivem um ou dois dias voando daqui para ali , se acasalam e morrem . suas larvas se enterram e hibernam por 70 anos até surgirem de novo ... quem poderia perceber isso ... Eles só tinham como recurso a observação direta ... mas curiosidade de cientistas não faltava ! Gente boa essa do sertão brasileiro ... pena que a ´´esquerda ´´ se empenha em instrumentaliza- la para seus propósitos visionários ao invez de promove- los como seres humanos de potencial elevado ! Não tem AMIZADE VERDADEIRA POR ELES , aliás a cumpanheirada não sabe o que é isso , assim dão o bico ao prego ,e os esquecem ! Em tempo , não como eleitores ...inté !

Nenhum comentário: